Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.
Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida – conhecida como anafilaxia.
CAUSAS
A função de nosso sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. Quando isso acontece, ocorre uma reação indesejável no corpo que chamamos de alergia alimentar.
A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E, que provoca alergias a um alimento específico.
Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:
- Ovo
- Leite
- Amendoim
- Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta)
- Soja
- Frutas secas
- Glúten (doença celíaca)
SINTOMAS
Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois de comer. Em casos raros, os sintomas podem começar a aparecer somente muitas horas depois de comer o alimento desencadeador.
Se você apresentar sintomas logo depois de ingerir um alimento específico, é possível que você tenha uma alergia alimentar. Os principais sintomas são urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.
Outros sintomas da alergia alimentar que podem ocorrer:
- Dor abdominal
- Diarreia
- Dificuldade para deglutir
- Irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região
- Tontura ou desmaio
- Congestão nasal
- Náusea e vómitos
- Corrimento nasal
- Manchas escamosas com coceira (dermatite atópica)
- Descamação ou bolhas
- Inchaço, principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua
- Falta de ar
- Cólicas estomacais
DIAGNÓSTICO
O processo de diagnóstico é feito com a análise dos sintomas, tomando por base a descrição do paciente e os sinais apresentados por ele. O exame físico também pode ajudar a determinar a causa dos sintomas.
Não existe um teste específico para determinar se é um caso de alergia alimentar ou não, mas alguns exames podem ser realizados que poderão ajudar a chegar ao diagnóstico final.
TRATAMENTO
O único tratamento comprovadamente eficaz para uma alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador da reação. Consulte o seu médico se achar que apresentou uma reação alérgica a algum alimento, mesmo que tenha sido apenas uma reação local.
Qualquer pessoa diagnosticada com alergia alimentar deve sempre carregar consigo (e saber como usar) a epinefrina injetável. Se apresentar qualquer tipo de reação grave ou distribuída por todo o corpo logo depois de comer o alimento que causa alergia, injecte a epinefrina. Em seguida, vá para o hospital ou pronto-socorro mais próximo.
PREVENÇÃO
A amamentação pode ajudar a evitar alergias, fora isso, não existe nenhuma forma conhecida de evitar as alergias alimentares, excepto esperar mais tempo para introduzir na dieta dos bebés os alimentos que causam alergia, até que o trato gastrointestinal deles esteja mais desenvolvido.
O momento certo para isso varia de acordo com o alimento e com o indivíduo. Depois que uma alergia se manifesta pela primeira vez, ficar atento e evitar o alimento nocivo geralmente impede a ocorrência de novos problemas.