A doença de Weil é uma forma grave de leptospirose que provoca febre contínua, estupor e uma menor capacidade de coagulação do sangue, que ocasiona hemorragias dentro dos tecidos. Os sintomas são semelhantes aos da gripe (e por isso muitos casos passam provavelmente desapercebidos) e as análises de sangue revelam anemia e, entre o 3º e o 6º dia, aparecem sinais de compromisso renal e hepático.
As alterações renais podem provocar dor intensa durante a micção ou então o aparecimento de sangue na urina. A lesão do fígado costuma ser ligeira e, em regra, recupera por completo. Apesar de a doença existir em maior prevalência entre os agricultores e o pessoal que trabalha nos esgotos e matadouros, a maioria dos casos infecta-se por nadar em águas contaminadas, o que ocorre principalmente nos finais do Verão e princípios do Outono.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt