/Sonambulismo

Sonambulismo

O sonambulismo é um transtorno do sono que se inicia e é comum na infância. Refere-se ao acto de andar de forma semiconsciente durante o sono sem se aperceber disso.
O indivíduo pode chegar a ter conversas completamente normais (que raras as vezes que se lembram quando acordam de manhã) ou a deambular pela casa. Ocorre durante uma etapa de sono profundo e podem ser episódios breves de segundos ou minutos.
Geralmente de carácter leve, são muito raros os casos de sonambulismo nos quais as crianças se alteram e ficam nervosas. O normal é que desapareça ao chegar à adolescência, embora existam pessoas que continuam com este transtorno na idade adulta.
Apesar da causa biológica ser desconhecida acredita-se que pode ser devido a imaturidade do sistema nervoso central. O que se comprovou é que não é indicador de problemas psicológicos nem emocionais.
Cerca de 10 a 30 por cento das crianças dos 4 aos 6 anos apresentam sinais de sonambulismo e estima-se que durante estas idades é quando sucedem a maior quantidade de episódios. Estes acidentes tendem a ser mais frequentes nos rapazes e quando a criança tem febres altas, quando se encontra muito cansada ou se os padrões de sono habituais da criança são interrompidos.
Os sintomas são variáveis:
– Sentar-se na cama, levantar-se e caminhar dormindo, etc. Nos casos raros as crianças podem realizar acções complexas, embora com pouca coordenação, como abrir portas, janelas, armários, correr, urinar e até mesmo comer, pelo que as cáries dentais e o excesso de peso são outras complicações do sonambulismo;
– Manter os olhos abertos e o olhar fixo aparentando estarem despertas com uma expressão facial ausente;
– Falar ou sussurrar algumas palavras ou frases confusas;
– Não escutam se alguém fala para elas ou se tentam despertá-las, mas podem seguir algumas instruções verbais;
– Uma vez terminado o episódio, a criança não se recordará de nada;

Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.

Fonte: @atlasdasaude.pt

2017-08-10T09:50:14+00:00Agosto 10, 2017|