Uma queimadura solar é produzida pela super exposição à radiação ultravioleta (UV), geralmente dos raios solares. Uma queimadura semelhante pode ser produzida por uma super exposição a outras fontes de UV como lâmpadas de bronzeamento, ou profissionalmente, em soldadores. Os sintomas usuais são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor e leve tontura. No entanto, conforme o tipo de pigmento cutâneo do indivíduo e o tempo de exposição solar, a pele fica vermelha, inflamada e dorida entre uma hora e um dia depois da exposição.
Posteriormente podem formar-se bolhas e a pele descama. Algumas pessoas têm febre, calafrios e perda de forças e as que tiverem sofrido queimaduras muito graves podem até entrar em choque.
As queimaduras solares podem, ao longo prazo, contribuir para o desenvolvimento de cancro de pele. Este processo, pode ser evitado através do uso de filtro solar, roupas (e chapéus) e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período de 10h às 16h do dia.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt