A piromania é uma doença que se caracteriza pelo comportamento repetido de atear fogo de forma propositada e intencional.
O pirómano experimenta uma forte excitação nos momentos que antecedem o acto de atear o fogo. Demonstra um enorme fascínio, curiosidade e atracção pelo fogo. O acto de incendiar não tem uma frequência média determinada, o indivíduo pode passar um longo período de tempo sem o praticar, mas a predisposição para tal, está sempre presente. As pessoas com piromania raramente procuram ajuda médica e é por isso frequente serem encontradas por bombeiros, guardas florestais e entidades do género. Para se realizar o diagnóstico deste tipo de doente é necessário excluir-se os transtornos como esquizofrenia, doença bipolar e personalidade anti-social. Deve também excluir-se todos aqueles que praticam o acto com uma motivação monetária ou por expressão de raiva. O número de actos incendiários não importa, basta um para se fazer o diagnóstico.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt