Esta perturbação da personalidade caracteriza-se, segundo a American Psychiatric Association (APA), por um “padrão global de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e ausência de empatia, com começo na idade adulta”.
Indivíduos com esta perturbação podem, entre outros aspectos, sentir uma grandiosidade pessoal, exagerando na valorização das suas capacidades e realizações pessoais, esperando que lhe seja reconhecida superioridade. Podem acreditar que são especiais e superiores e sentir necessidade de serem admiradas ou de lidarem com indivíduos importantes, sonhando também com sucesso, poder, beleza ou amor ideais.
Para além disso, é possível que reajam à crítica com raiva, vergonha ou sensação de humilhação; tenham tendência para usar os outros para atingir os seus objectivos; sejam incapazes de reconhecer os sentimentos e necessidades dos outros; revelem uma atitude arrogante e altiva; cultivem a inveja ou acreditem que os outros têm inveja de si.
De acordo com a APA 50 a 75 por cento das perturbações narcísicas da personalidade ocorrem em homens. Entre as complicações associadas a esta perturbação estão problemas nas relações familiares e sociais e dependências de drogas e álcool.
O tratamento passa pela psicoterapia que pode ajudar a reajustar e reequilibrar a sua forma de se relacionar.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt