Consiste na inflamação ou infecção de um ou mais divertículos.
Os sinais que podem denunciar uma diverticulite são a dor intensa e constante, principalmente na zona inferior esquerda do abdómen, acompanhada de febre, alteração dos hábitos intestinais (diarreia ou obstipação) e sensação de distensão abdominal. Estes sintomas dependem da gravidade da doença e das complicações possíveis que estejam presentes (abcessos, fístulas, infecções, perfuração da parede do cólon, obstrução intestinal). Assim, a sintomatologia pode variar desde manifestações pouco importantes localizadas na zona afectada, até sintomas característicos de uma infecção intra-abdominal. Outras manifestações possíveis incluem anorexia (perda de apetite), náuseas e vómitos.
A presença de dor em toda a região abdominal, febre elevada acompanhada de calafrio e paragem de emissão de gases e fezes traduz em regra um processo mais grave.
Para prevenir a diverticulite é necessário que os intestinos funcionem diariamente, sem que haja prisão de ventre ou diarreia. Para isso é importante que se siga uma alimentação equilibrada, rica em fibras e se ingiram muitos líquidos.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt