Inflamação das pálpebras, produzida por uma infecção provocada pela existência excessiva de bactérias na pele, por uma dermatite seborreica na cara ou couro cabeludo ou por estes dois factores.
As pálpebras ficam vermelhas, inchadas e irritadas, podendo formar-se escamas, crostas e úlceras. Em alguns casos, origina a perda de pestanas, lesa a córnea ou ocasiona uma conjuntivite.
O diagnóstico é feito por meio de um exame de rotina com um Oftalmologista. É uma doença comum que pode atingir pessoas de todas as idades, com predominância nas mais idosas.
Para evitar/ultrapassar esta situação, deve ter sempre as mãos limpas e unhas aparadas; pelo menos duas vezes ao dia, aplique compressas mornas sobre as pálpebras fechadas, durante 2 a 3 minutos; com a ponta do seu dedo envolvida por um pano fino ou com um cotonete, esfregue com delicadeza a base dos cílios de cada pálpebra; não use maquilhagem pois pode piorar a irritação ocular. É também importante fazer a limpeza frequente das pálpebras e evitar alimentos gordurosos.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt