A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.
Tipos
Amigdalite bacteriana: Causada pela infecção de bactérias, a manifestação mais comum dessa forma da doença é a amigdalite estreptocócica, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A. As amigdalites bacterianas exigem um tratamento mais específico, com antibióticos.
FACTORES DE RISCO
Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento de amigdalite. Tais como:
- Idade: Pessoas mais jovens costumam ter mais chances de apresentar a doença do que pessoas mais velhas. Geralmente, amigdalite aparece em crianças e pré-adolescentes.
- Exposição a vírus e bactérias também pode levar à amigdalite, especialmente em crianças que frequentem creches e escolas.
CAUSAS
Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana. A bactéria mais comum entre as causas de amigdalite é a Estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, por exemplo a faringite.
SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas de presença da amigdalite são:
- Amígdalas inchadas e vermelhas
- Placas brancas ou amareladas nas amígdalas
- Dor de garganta
- Dificuldade e dor ao engolir
- Febre
- Nódulos linfáticos no pescoço
- Mau hálito
- Dor de cabeça
DIAGNÓSTICO
Para diagnosticar amigdalite, o médico irá primeiro perguntar sobre os sintomas e o histórico médico. Em seguida, irá examinar a garganta e o pescoço do paciente, procurando sintomas como vermelhidão, manchas brancas nas amígdalas e nódulos linfáticos inchados.
TRATAMENTO
O tratamento da amigdalite é feito basicamente com medicamentos. Se for uma amigdalite simples, o médico poderá prescrever remédios anti-inflamatórios, que irão combater a inflamação, além de proporcionar o alívio da dor. No entanto, em outros casos é preciso fazer o tratamento a base de antibióticos. Quando a condição é crónica ou recorrente, é frequentemente recomendado um procedimento cirúrgico para remover as amígdalas.
PREVENÇÃO
Algumas medidas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da amigdalite. Tais como:
- Lave as mãos frequentemente, elas são a principal porta de entrada para muitos vírus e bactérias
- Evite compartilhar itens de uso pessoal, como talheres e escovas de dentes
- Evite compartilhar alimentos, copos, garrafas ou utensílios
- Substitua a escova de dentes após ter sido diagnosticada com amigdalite
Para evitar a propagação de uma infecção bacteriana ou viral para outras pessoas:
- Mantenha-se em casa enquanto estiver doente
- Pergunte ao seu médico quando pode voltar a trabalhar ou estudar
- Lave as mãos depois de espirrar ou tossir