Foi o que divulgou uma pesquisa da Universidade Médica de Viena. Abraçar alguém que se gosta alivia o stress e a ansiedade, a pressão arterial e melhora inclusive a memória. A pesquisa também realça um dado importante: abraçar um estranho pode ter o efeito oposto.
A Oxitocina é a hormona produzida no hipotálamo, mais conhecida pela hormona do amor, pois costuma ser libertada quando estamos junto dos nossos parceiros. Nessa altura os níveis de cortisol (hormona do stress) diminuem no organismo. Está ainda intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional e à sensação de segurança e fidelidade entre o casal.
Indicamos de seguida quatro formas de cultivar o amor pelo seu companheiro.
1 – Esteja por perto
Passar o tempo ao lado do seu amor, mesmo que fazendo ou falando nada, alivia a pressão arterial, que fica mais baixa. É por isso que quando ele ou ela está por perto, você fica relaxados e felizes.
2 – Abrace sempre que puder
Um simples abraço aumenta o nível de oxitocina. Esse gesto de carinho ajuda também a melhorar a comunicação entre o casal. A comunicação não-verbal pode ser uma maneira muito poderosa de transmitir pensamentos e sentimentos.
3 – Beije muito
Também o beijo, tal como o abraço e as carícias, afeta a produção de oxitocina e cortisol, reduzindo o stress. Melhor ainda: o aumento da produção de saliva ajuda na luta pela limpeza bucal contra as bactérias.
4 – Faça amor sempre que possível
A endorfina libertada durante o ato sexual neutraliza o cortisol. Durante a prática do sexo, o organismo produz grande quantidade de anticorpos no sangue, aumentando a imunidade. O sexo funciona como uma cura instantânea para a depressão leve ao libertar endorfina no organismo e na corrente sanguínea, produzindo uma sensação de euforia e bem-estar. É essa a explicação para a estabilidade emocional associada ao sexo e ao amor.
Em suma, quais são os benefícios de estarmos apaixonados?
São inúmeros. Para além da oxitocina o nosso cérebro liberta uma outra hormona que é a endorfina, a qual traz uma série de benefícios para a saúde. Os cientistas descobriram ainda que a libertação dessa hormona é responsável pela melhoria do sistema imunológico e da sensação de bem-estar, bom humor e alegria. Possui ainda efeito antienvelhecimento e de alívio das dores.