As autoridades sanitárias do Cuangar (Cuando Cubango), em coordenação com a administração municipal, estão a realizar desde Janeiro deste ano, acções de saúde preventiva, em função da época chuva em curso. Segundo uma nota da repartição municipal de saúde do município do Cuangar, o objectivo de acções de sensibilização da população sobre a prevenção de doenças mais correntes nesta época.
Dada a regularidade da chuva nesta época, as doenças como a malária, diarreicas agudas, respiratórias agudas, sarna, parasitose e conjuntivite são as mais frequentes. Em função desta realidade, a repartição municipal da saúde, com apoio da administração local, tem desenvolvido várias actividades viradas para a sensibilização das comunidades sobre a necessidade da prevenção das respectivas doenças.
O cuidado com a água utilizada para o consumo, baixo, a preparação adequada dos alimentos, a realização de consultas regulares nas unidades sanitárias, entre outras medidas preventivas, têm sido transmitidas pelos técnicos do sector. Sem avançar dados comparativos, o documento refere que no mês de Janeiro do corrente ano foram assistidos, nas unidades existentes, mil e 105 pacientes de ambos os sexos (feminino e masculino).
Dos pacientes 635 foram assistidos na área de medicina, 450 na pediatria e 20 na cirurgia. Em termos de dificuldades, são apontadas as que estão relacionadas com escassez de meios de transportes, a cobertura com unidades sanitárias nas áreas de Kafuma, Ex-Bondo, Kambumbu, Mapandato e Mupanda, aumento de enfermeiros e de médicos e medicamentos essenciais.
O sector do município do Cuangar, mais de 300 quilómetros e fronteiriços com a Namíbia na faixa sul, controla dois centros de saúde e cinco postos de saúde e conta com 27 funcionários, entre técnicos e administrativos