A vice-governadora da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela, apelou no Lubango, para os profissionais de pediatria ajudarem os país a lutar contra a má-nutrição, dando-lhes conselhos sobre a saúde preventiva, assegurando condições necessárias ao desenvolvimento da criança.
A responsável fez este apelo, durante a abertura das III Jornadas Científicas do Hospital Pediátrico do Lubango “Pioneiro Zeca”, salientando que a saúde da criança faz parte do seu próprio estado de desenvolvimento, que lhe fornece energia e a capacidade para brincar com as outras.
Apelou igualmente a realização de actividades rotineiras diárias como higiene, descanso e fazer actividades psicomotoras, pois o desenvolvimento se for acompanhado por medidas de saúde eficazes, assegura uma boa aprendizagem de várias habilidades, facilitando os processos de leitura, escrita e cálculo da criança na escola, mesmo quando ela é cognitivamente diferente.
Explicou que a promoção da saúde infantil e outras actividades que devem engajar a participação dos pais, como agentes intervenientes na garantia de práticas saudáveis, só é possível se o hospital abrir a sua porta para esta parceria. Para Maria João Chipalavela, é importante estimular as abordagens de educação saudável, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças, fazendo a diferença no índice de desenvolvimento humano, engajando-se na obtenção dos objectivos do desenvolvimento sustentável.
Avançou que estes pressupostos devem estar alinhados a estratégia 2020/2025 e ao Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2013, considerando ser preciso cumprir pois com os 11 compromissos para garantir a protecção integral dos direitos da criança.