A utilização das redes mosquiteiras é muito importante na prevenção da malária em Angola, uma doença que afecta milhares de pessoas e vem provocando muitas mortes, principalmente em crianças pequenas e em grávidas.
O governo tem feito bons esforços no sentido da sensibilização e com planos de distribuição de redes mosquiteiras, mas a população ainda precisa de mais conhecimento e de levantar nos postos de saúde as redes mosquiteiras que são postas à sua disposição.
No Huambo vários técnicos de saúde concluíram uma formação específica sobre a promoção do uso do mosquiteiro, um seminário promovido pela Direcção de Saúde local, em parceria com o Serviço Internacional da População, e onde aprenderam o uso correcto da rede mosquiteira.
Os participantes louvaram esta acção que lhes permitiu obter mais e melhores conhecimentos sobre como incentivar as populações a usar o mosquiteiro, considerando que ainda muitas comunidades têm dificuldades em aderir a esta forma importante de prevenção, o que leva ao aparecimento de mais casos de malária.
Este seminário antecede uma campanha de distribuição de mosquiteiros, tornando-se ainda mais importante na medida em que é preciso saber ensinar às pessoas a forma correcta e eficaz de usar as redes mosquiteiras para protecção de todos, e principalmente de crianças e mulheres grávidas, ajudando também na mudança de mentalidades.