Em 2014 Angola ganhou uma medalha de ouro na Alemanha pelo antídoto de mordedura de cobra.
Foram dez as medalhas atribuídas a angolanos, entre ouro, prata e bronze. Os inventores angolanos estiveram em Nuremberga, na Alemanha, na 66a Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos.
Faustino Rodrigues foi o investigador que trouxe duas medalhas de ouro e referiu que o seu soro antiofídico (contra as mordeduras de cobra) deve ser começado a produzir em Angola já em 2016.
Este especialista é toxicologista do Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A’Nkonde e concluiu estudos sobre as principais espécies de cobras venenosas angolanas, incidindo sobre as que considera mais perigosas: a Mamba Preta, Mamba Verde e a Naja Anchiatae.
As restantes medalhas foram atribuídas a uma estação de voto electrónico, uma cadeira de rodas movida por painel solar, uma mala para carregar telemóveis e outros dispositivos electrónicos, um sistema de controlo de iluminação pública e projectos como a passadeira electrónica e sistema de emergências médicas.
Angola está cada vez mais de parabéns!