Exercício Físico e o Nosso Cérebro

O exercício físico não só melhora a sua saúde física, mas também a saúde mental, pois tem muitos efeitos positivos para o cérebro. Ter um corpo em forma é necessário para o seu bem-estar e saúde, mas segundo vários estudos na área da neurociência, a atividade física regular estimula o funcionamento da neuroplasticidade cerebral e cria novas coneções neurais, que ajuda a manter o cérebro jovem. Além disso, o desporto é capaz de trazer muitos outros benefícios para o cérebro. Vamos conhecê-los?

 

 

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O NOSSO CÉREBRO

 

Reduz os sintomas de depressão e ansiedade: Realizar exercício aeróbico ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, portanto, recomenda-se realizar estes exercícios pelo menos 3 a 5 vezes por semana, uma vez que este tipo de atividade provoca a libertação de endorfinas, que agem diretamente no cérebro, produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Melhora a função cognitiva e sensorial do cérebro: Este é um dos melhores efeitos positivos do desporto para o nosso cérebro. O exercício físico melhora a secreção do factor neurotrófico cerebral, que melhora a sobrevivência dos neurônios. A área beneficiada comeste processo é o lobo frontal, uma vez que é responsável por todos os processos cognitivos complexos ou funções executivas, tais como a memória, atenção, entre outras.

Reduz a degeneração celular: Através de estudos foi demonstrado que algumas habilidades cognitivas em pessoas mais velhas foram melhores naquelas que realizaram a prática de um desporto, em comparação com aqueles que não praticavam. Isto levou a supor que a atividade física pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer.

Melhora o desempenho escolar: Tal como acontece com os adultos, os processos cognitivos em crianças que praticam exercícios físicos regularmente são melhores do que as crianças mais sedentárias. Habilidades cognitivas que foram favorecidas são a memória, atenção e controle inibitório. Uma melhoria dessas habilidades das crianças está positivamente relacionada a um melhor desempenho acadêmico, especialmente em leitura e matemática. Estes benefícios estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e melhora da absorção de nutrientes.

Aumenta sua inteligência: Quando você se exercita, o seu cérebro produz mais neurônios e conecções entre eles, um fenômeno conhecido como neurogênese. O que significa que o seu cérebro vai ganhar forma e aumentar a sua capacidade de aprendizagem.

Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro: Os exercícios cardiovasculares não só ajudam a queimar gordura, mas também fortalecem o sistema cardiovascular e, por sua vez, agem como um estimulante para o cérebro. Vários pesquisadores descobriram que os exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, que ajuda a estimular a memória, a concentração e o poder de decisão.

Evita o comprometimento cognitivo: O envelhecimento e doenças degenerativas como o Alzheimer causam a morte de células cerebrais, o que eventualmente leva a perda de muitas funções cerebrais importantes. Apesar do exercício e uma dieta saudável não serem capazes de curar esta doença neurodegenerativa, eles são capazes de impedir o seu aparecimento, reduzindo o declínio cognitivo que começa depois de 45 anos, aumentando substâncias químicas cerebrais que ajudam a prevenir a degeneração do hipocampo, uma parte importante do cérebro associada à memória e aprendizagem.

 

CONSIDERAÇÕES FÍNAIS
Estes são apenas alguns dos efeitos positivos dos exercícios físicos sobre o cérebro, comece a praticar qualquer tipo de exercício físico que goste e faça desse exercicio parte de sua rotina diária, para se sentir bem fisicamente e mentalmente.

2017-06-08T20:05:55+00:00Março 10, 2017|Fitness|